terça-feira, 27 de maio de 2008

Créditos Finais: A Lenda do Tesouro Perdido 2: Livro dos Segredos

Por Erton W.


Não sou muito fã dos americanos, ou como é o certo, os moradores dos Estados Unidos (somos todos americanos =P), porém, não como alguns extremistas, que acham que o lugar é o inferno e Bush é o capeta. Mas não posso deixar de admirar uma qualidade que esse povo tem: eles sabem respeitar seus heróis e sua história. Alias, é uma história impressionante que deixa qualquer apaixonado, por todas suas nuances e pessoas que deixaram seus nomes marcados no imaginário do povo da nação do basquete.

Algumas dessas figuras têm histórias impressionantes, e é nesse ponto que a franquia “A Lenda do Tesouro Perdido” (National Treasures) se destaca. O primeiro eu achei assaz, e serviu para nos apresentar ao caçador de tesouros Benjamin Gates (Nicolas Cage) e sua tentativa de achar o tesouro templário, e pra conseguir isso ele viajou por toda a época da historia do US and A que relata a declaração de independência, uma das minhas passagens preferidas da história dos Estados Unidos. E como o primeiro fez um sucesso estrondoso (arrecadou US$ 318 milhões) normal que uma seqüencia fosse produzida. E é aí que chegamos ao ponto. =D

Em “A Lenda do Tesouro Perdido : Livro dos Segredos” (National Treasure: Book of Secrets) todos os personagens principais voltam, desde a bela Abigail Chase (Diane Kruger) até o pai do Ben, Patrick Gates (Jon Voight).

O filme narra a tentativa de Bem Gates e seu pai de tirarem o nome da família da lama, isso graças a um documento encontrado pelo Jeb Wilkinson (o ótimo Ed Harris) que diz que os tataravô Gates foi um dos que armaram pra o assassinato do presidente Abraham Lincoln. Obvio que Patrick e Ben não acreditam e começam uma busca pela verdade, e contam com a ajuda de Riley Poole (Justin Bartha) um hacker caçador de tesouros (?!?) e um dos personagens mais legais, da Abigail e da mamãe do Ben, Emily Appleton (a oscarizável, Helen Mirren) especialista em línguas nativas norte-americanas.

Durante essa procura eles passam por Paris ( que também tem uma estatua da liberdade, olha que coisa...), por Londres, onde eles fazem uma visitinha ao Palácio de Buckinghan, lar da rainha, e participam de um pega nas ruas da capital inglesa promovido pelo tal Wilckinson (lembrei das perseguições do Bourne nessa cena =P ) e por Washington, para dar uma olhadinha no salão oval na Casa Branca e local de uma das cenas mais legais no filme, a discussão com o garotinho é fantástica =D.

Por causa de suas descobertas, Ben Gates fica sabendo da existência do Livro do Presidente, livro que passa de presidente pra presidente e que contem todos os segredos dos Estados Unidos (desde o assassinato de JFK até a área 51 =D ) e por tabela tem a chave pra provar a inocência do tataravô Gates. Porém pra poder ler o livro é preciso ser presidente... ou seqüestrar um. =D

Depois de planejar e conseguir bater um papinho particular com o presidente, Ben “mullets maneiros” Gates descobre o paradeiro do tal livro, que, por uma graaaaande coincidência está em uma biblioteca o_O .... Com as informações contidas no livro eles acham o paradeiro da cidade perdida do Ouro, cujo nome eu esqueci =P, que fica no Monte Rushmore. Bom então todo mundo vai pra serra das cabeças presidenciáveis ( ou seriam dos Hokages... ^^), pra achar a bendita cidade.

O final é assaz, no melhor estilo Indiana Jones com gotinhas de Tomb Raider, apesar de obvio, mas não podemos reclamar por isso, afinal pra quê inventar se o feijão com arroz já deixa a galera feliz =).

Um destaque especial pra ultima cena, faz jus ao personagem mais legal do filme =D

“A Lenda do Tesouro Perdido : Livro dos Segredos” cumpre seu dever de cinemão pipoca. É aquele filme que você junta a família no domingo e assiste depois daquela macarronada e todo mundo vai sair feliz e um pouquinho mais curioso sobre história. Talvez um dia, nós brasileiros, aprendamos, como os moradores do US and A, a respeitar e admirar nossas figuras históricas e nossos heróis. Apesar de ser difícil de encontrar heróis aqui, infelizmente.

______________________________________________

Título Original: National Treasure: Book of Secrets
Ano de Lançamento (EUA): 2007

Direção: Jon Turteltaub

Elenco: Nicolas Cage, Diane Kruger, Justin Bartha, Jon Voight, Harvey Keitel, Helen Mirren, Ed Harris.

Roteiro: Cormac Wibberley e Marianne Wibberley, baseado em estória de Cormac Wibberley, Ted Elliott, Terry Roscio e Marianne Wibberley e nos personagens criados por Jim Kouf, Oren Aviv e Charles Segars

Produção: Jerry Bruckheimer e Jon Turteltaub



Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com